quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sergipe - parte I


A primeira viagem que programei tudo sozinha, foi para Aracaju e Maceió. Nossa, que medo de errar!

Bom, vamos começar pelo começo (rsrsrs).

Porque escolhi Aracaju? Meu marido é de lá e sempre tive vontade de conhecer sua terra natal. Apesar do destino ser muito pouco badalado em comparação com as outras capitais nodestinas e achar que esse destino é um pouco discriminado , resolvi arriscar e conhecer o menor estado de nossa nação.

Descobri que comprando as passagens aéreas com bastante antecedência, é possível economizar até a metade de preço (em alguns casos até mais). A antecedência no meu caso foi de 6 meses. Bom, já tinha o destino e as passagens. Veremos o que?

Aí é que se se engana quem pensa que Sergipe é só o menor estado da nação. Povo simpático, pontos turísticos inegualáveis. O que procuro numa viagem é conhecer coisas/lugares completamente fora do meu habitual, algo que só vejo na TV, em folhas de revistas e que a tia da escola ensinava.

Alguém já teve vontade em fazer um passeio na Foz do Rio São Francisco? Se imaginou indo lá? Muito provavelmente, vc respondeu NÃO para uma das duas perguntas. O nosso "Velho Chico" só é conhecido mesmo nas folhas de livros de Geografia.

Bom, resolvemos fazer esse passeio com uma operadora local. Pegamos um ferry boat em Piaçabuçu (dizem que é a única palavra da nossa língua que tem dois ç) e seguimos viagem. Lá foi gravado o filme Deus é Brasileiro, com Antônio Fagundes. A primeira parada foi numas dunas, que ficam no caminho do Delta. Que coisa linda! Areia + piscinas naturais + coqueiros = paisagem perfeita! Seguindo viagem, o esperado encontro: o rio deságua no Oceano Atlântico. Confesso que fiquei bastante emocionada...

Olha o "Velho Chico" aí gente!



Um outro passeio que fiz e adorei foi para o Cânion Xingó, o quinto maior cânion navegável do mundo. É um passeio bastante longo, pois fica bem distante da capital. Sabe o que eu vi? Sertão. Que maneiro! No caminho, passamos pelo Projeto Califórnia de irrigação, onde há plantações de acerola, maça, feijão, etc, todas no meio do sertão. Vibro com essas coisas. Meu marido fala que pareço criança. Passamos também pela hidrelétrica de Xingó, com um reservatório de 60km². Em seguida, embarcamos num catamarã rumo ao Cânion.

Foto: Hidrelétrica



Navegamos pelas águas do "Velho Chico" (olha como já fiquei íntima... rsrsrsrs), admirando seus imensos paredões rochosos, que vão se transformando no caminho e tomando formas inustiadas. Sensacional! O barco parou no meio do canyon para mergulho. Depois, voltamos para terra firme.

Foto: Cânion



No caminho de volta, a nossa van enguiçou em meio ao sertão. Que adrenalina. Ficamos parados por quase 1 hora naquele lugar desprovido de vegetação e nenhuma habitação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário