quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Alagoas - parte I


Fomos pra lá por causa de uma promoção imperdível que encontrei por acaso: passagem Aracaju x Maceió x Aracaju por R$ 120,00 ida e volta. Essa não dava para perder. Viajar de carro por mais de 3 horas pra mim é muito cansativo, sem contar que sou muito impaciente, kkkkkkkk.

Resolvemos ficar uns 8 dias (a nossa viagem ao total foram 14 dias). Escolhi um hotel na Praia da Pajuçara, pra mim o melhor local para ficar hospedado em Maceió. A praia é boa, comércio todo perto. Na verdade, a capital pode ser resumida nos 3 B's: boa, bonita e barata. Água de coco a R$ 1,00? Você encontra fácil! Com pouco dinheiro vc come uma boa tapioca, toma uma cerveja gelada e ainda sobram alguns centavos para o sorvete.

A cor da água é transparente, diferente de Aracaju, que é um pouco mais escuro. Admito pra vocês que cometi um ato falho: não consultei a tábua das marés. Isso atrapalhou bastante os nossos passeios. Guarde isso: maré boa é a que vai de 0,1 à 0,3. Com isso, a água fica até o joelho, vc pode sentar na areia em alto mar e ver os bancos de corais e os peixinhos. Por causa disso, não pudemos ir a Maragogi.

De maio a agosto, chuvas e ressacas podem deixar a água turva. Evite ir no mês de agosto, porque dizem que venta demais, o que prejudica os passeios de barco e jangada. O melhor mesmo é ir entre Dezembro e Fevereiro, período em que chove menos e a água fica mais cristalina.

As praias de Maceió (no litoral Norte e Sul) têm as mesmas características: piscinas naturais, águas mornas e coqueirais. O que difere um pouco umas da outras é a tonalidade do verde e do azul e a intensidade das ondas (em algumas são até inexistentes). O interessante quando vc montar o seu roteiro é dividir: um dia vai para o lado Norte e o outro para o Sul.

Na praia da Pajuçara, existe um passeio para as piscinas naturais, de jangada (isso é um máximo!). Apesar do jangadeiro dizer que a maré estava boa - até essa altura da viagem eu ainda não entendia de nada sobre marés - ela estava alta (pelo menos pra mim que sou baixinha). Eu não conseguia ficar em pé direito, tive que ficar na ponta do pé. E quando vinham as ondas? Tinha que pular junto! rsrsrsrs. Na maré baixa (de verdade), se formam piscinas naturais entre arrecifes e bancos de areia, a 2 km da costa. Ah, tem bares flutuantes que servem bebidas e tira gostos nos finais de semana.

Essa foto é da vista da janela do nosso quarto - Praia da Pajuçara (que vista linda, né?)


Nenhum comentário:

Postar um comentário